Por: Pedro Gonçalves

1-1.jpg

 O YouTube virou uma das, se não a, plataforma de vídeo mais famosa para criação de conteúdo. Desta forma, milhares de pessoas apostam em criar conteúdos e produzir os mais diversos materiais.  Entretanto, ao mesmo tempo em que a liberdade permite com que diversas pessoas produzam seus vídeos, o diferencial se tornou algo mais do que necessário para que seus trabalhos sejam vistos, e assim, levantamos 5 pontos importantes para você fazer um bom vídeo para seu canal.

1 – Iluminação.

 Já passamos da fase em que o primeiro tópico seria a câmera. Apesar de que sim, uma câmera boa faz toda diferença, hoje em dia já temos celulares que filmam em alta definição, desta forma, trabalhar na iluminação, para facilitar a captura e a qualidade da imagem de sua câmera, filmadora ou celular é essencial. Cada câmera tem sua sensibilidade a luz, então você precisa identificar o nível de iluminação que faz com que seu vídeo já fique em uma boa qualidade para ser postado.

 Provavelmente, apenas a iluminação do local onde decidas filmar não seja tão boa, logo, será necessário a utilização de luzes externas, as famosas caixas de luz ou softbox. E não se preocupe! Você não precisa já sair investindo uma grande quantia em dinheiro para seus primeiros vídeos, há ótimos tutoriais na internet de como fazer sua softbox caseira. Assim você economiza e já garante uma boa iluminação para suas produções.

Lembrem-se: Imagem é luz, quanto mais cuidado e melhor for a iluminação, melhor será a imagem do seus vídeos.

directors-chair-wdit2

2 – Conteúdo.

 Sim, a iluminação é extremamente importante, entretanto, de nada adianta uma boa imagem sem ter um bom conteúdo. Queremos que o público assista aos nossos materiais, não é mesmo? Então temos que pensar como nosso público, e produzir materiais de qualidade. Saber para que grupo você quer se comunicar e criar bons materiais para eles, gera fidelidade ao canal. Não adianta começar querendo ser super famoso, pois seus materiais que irão definir isso.

 Fale sobre o que você entende e gosta, pois estes assuntos sairão com mais naturalidade, será visível que você entende daquilo. Ser orgânico e sincero é essencial para que o público crie um afeto com você. Ter cuidado e capricho com seu conteúdo demonstra que você tem cuidado e quer o melhor para seus inscritos.

Como-ser-efetivo-com-marketing-de-conteúdo-em-vídeo

3 – Ângulo

 Com uma boa iluminação e um bom conteúdo você já está no caminho certo para um diferencial em seu canal, mas ainda há bons detalhes para se melhorar. O ângulo de sua câmera é um deles. Dependendo do local em que você filmará terá um trabalho diferente para achar o melhor ângulo, e faça isso sem pressa, pois poderá ter vários que serão bons, mas em algum momento achará o melhor. Este ponto bem definido consegue valorizar espaços pequenos fazendo-os parecerem bem maiores. O que facilita para vocês utilizar de poucos elementos ao fundo e ainda assim ter um bom valor para sua imagem.

 Em primeiro lugar pense em seu cenário, como você o imagina e quer passar para seu público, em seguida procure então o ângulo que mais o valorize e torne o espaço agradável para você. Afinal, você tem que gostar do que está fazendo e mostrar isso aos seus inscritos.

5e8a57c4d4919b3b8271cbc2b46d84ff

4 – Edição.

 Temos um problema no YouTube brasileiro que é o excesso de edições, e “piadas” sobrepostas. Alguns canais o fazem e muitos outros tomam como obrigação ter algum meme ou semelhante em TODA transição. Mas não! Você tem que editar como achar melhor e mais atrativo para o seu público, para a persona que você quer passar seu material. Um bom vídeo não precisa de uma grande edição ou de pouca, isso irá variar de vídeo para vídeo. Faça os cortes e coloque os efeitos que você achar necessário, e que não atrapalhe na informação que quer passar. Muitos elementos no meio de uma mensagem pode prejudicar quem assiste a receber a mensagem. Por exemplo: Um vídeo com um assunto que você se interessa, mas com muitos elementos, piadas e semelhantes no meio, acabam incomodando no que de fato você quer retirar do vídeo, então pense bem quando for editar, faça algo que você gostaria de ver.

 Mas claro, é necessário uma noção básica de edição. É complicado já sair fazendo cursos, então busque bons programas e procure na internet tutoriais básicos sobre como fazer os recortes e as edições principais, pois só com isso, já o ajudará e muito no trabalho que quer realizar.

pr-feature2-540x400

5 – Interação.

  Você ter um bom conteúdo e todos esses diferenciais, já são pontos muito interessantes para seus vídeos, mas lembre-se sempre da relação comunicador e inscrito, pois se eles estão acompanhando seu canal é por gostarem de você. Então, nada mais justo que uma boa interação, pois isso valoriza todo trabalho que você vem realizando. Tirar um tempo para responder os comentários, pedir ideias de assuntos, fazer algumas brincadeiras que você saiba que irá chamar e agradar seus inscritos, reforça o carinho e atenção que você dedica a eles.

 De nada adianta um canal com bom conteúdo, mas que não interage ou se comunica de forma positiva com seu público.  Crie algumas dinâmicas em seus canais de divulgação como fan-pages e afins, pois isso poderá muitas vezes guia-lo a criar quadros novos e outros conteúdos que vão agregar ao seu canal.

Panopto_SC03_Still01

 Dica Extra:

Planejamento e Periodicidade

Escolha dias fixos para publicar seus materiais, deixe isso bem claro para seus inscritos, pois assim eles saberão que naquele dia terá material novo.  Assim como a periodicidade, toda organização sempre é valioso, pois um canal bem administrado, com conteúdos bem planejados, passa um ar muito mais profissional e transmite com mais facilidade as ideais que você busca passar.

AAEAAQAAAAAAAAdvAAAAJDZjNmEwYjBmLWVhNWQtNDc2ZC04YmRlLTc4MGVmM2JiODI3NA.jpg

Anúncios

2 comentários em “5 dicas básicas para o seu canal no YouTube

  1. Bom texto! Realmente esses são pontos cruciais para a criação de vídeos, não só para o youtube, mas de uma maneira geral. Tudo deve ser fluido e harmônico para que o tempo de vídeo não vire uma “tortura”, mas sim algo que te faça querer assistir mais um. ( :

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s